Imagem do interior do Templo da Loja Maçônica Deus e Humanidade
 

Skip Navigation Links





 

Origem da Maçonaria

Tradicionalmente, a Maçonaria surgiu com as civilizações, e esteve presente na formação de quase todas elas, para instruir os homens nos princípios da construção social, construindo mentes sábias e personalidades fraternais. Tais princípios nos foram legados por nossos ilustres antepassados, homens nobres e dignos, e constituem um grande acervo de sabedoria, acumulado e guardado ao longo dos séculos pelos iniciados na Arte Real. Existem várias versões sobre a origem e a história da Maçonaria, a maioria dos pesquisadores tem apresentado respostas diferentes para a questão: Qual a origem da maçonaria? Fato muitas vezes causador de perplexidade, até para os maçons mais antigos, considerando-se a estrutura e a organização da Ordem, perpetuada hà vários séculos. Alguns autores afirmam, baseados na tradição, que foi o Rei Salomão que criou uma Fraternidade Secreta que deu origem à Franco-Maçonaria; ou que a origem mais profunda e verdadeira de nossa Ordem, está na Grande Loja Branca.

Outros, baseados na história, asseguram que a maçonaria é a continuação da Ordem do Templo, destruída com o suplício do último Grão-Mestre da Ordem, Jacques DeMolay; em 1314; ou acreditam que a moderna Maçonaria é um desenvolvimento natural das Confrarias de Construtores Medievais, corporações de pedreiros responsáveis pelas construções dos palácios e das catedrais.

Documentos antigos, guardados em Londres, possibilitam estabelecer a história cronológica da Ordem, determinando a transição da Maçonaria operativa (construtores) em especulativa (maçons aceitos), em 1717, com a criação da Grande Loja da Inglaterra.

Devido à sua antigüidade, a Maçonaria preserva até hoje, o grande saber universal e é sua missão transmiti-lo a homens dignos. Ela conclama seus adeptos a exercitarem-se na prática da solidariedade humana e a cumprirem os seus deveres para com seus, a Pátria, a Humanidade, a Família, o Próximo e para Consigo. Fiel às regras preservadas do passado, o estudo Maçônico é transmitido sob a forma de graus, sendo cada grau concedido num inspirado Ritual Iniciático, que remonta as antigas Escolas Iniciáticas de Sabedoria.

Passar por essas cerimônias iniciáticas é um privilégio dos maçons, que em virtude dos benefícios que proporcionam ao seu Ser Interior, desenvolvem os aspectos mais profundos da personalidade humana, levando-os a percepções mais abrangentes do macro e do microcosmos e, consequentemente, a um nível maior de crescimento interior e de realizações pessoais.

Homens ilustres têm sentido imperiosa necessidade de uma vida significativa e dedicaram-se a séria reflexão sobre o significado da vida e a razão pela qual o homem está aqui, neste plano de existência. Por este motivo, sentiram-se atraídos pelos ideais da Organização Maçônica, e pelo privilégio de serem Iniciados em seus augustos mistérios.

Personalidades internacionais, tais como: Simon Bolívar, Francisco de Miranda, Franklin Delano Roosevelt, Louis Pasteur, Winston Churchil, San Martin, Robespierre, George Washington, etc.

No Brasil a influência da Maçonaria é incalculável pois praticamente todos os grandes libertadores, estadistas, presidentes e líderes são oriundos de seus quadros, homens como: José Bonifácio, Diojo Feijó, Gonçalves Ledo, Carlos Gomes, Joaquim Nabuco, Rui Barbosa, Quintino Bocaiúva, Duque de Caxias, Hipólito da Costa, General Osório, Lauro Sodre, Henrique Valadares, Marechal Mascaranhas de Morais, Marques do Herval, Barão do Cayrú, entre outros, além dos Presidentes: Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto, Prudente de Moraes, Campos Sales, Nilo Peçanha, Hermes da Fonseca, Wenceslau Brás,Washington Luiz, Café Filho e Jânio Quadros.

Acreditamos que o homem está no mundo cumprindo uma sublime missão. Uma nova humanidade irá emergir no cenário mundial e a educação que receber influenciará no seu comportamento e na sua forma de vida. A Maçonaria, como instrumento de transformação do homem, auxiliará na consecução de um plano para uma existência mais rica em significado e de utilidade para a sociedade. Daí nossa preocupação em instruir em nossos princípios universais homens ilustres da sociedade contemporânea, livres e de bons costumes, capazes de executar este plano de construção de uma sociedade Justa e Perfeita, em que a Liberdade a Igualdade e Fraternidade sejam os princípios cardeais de suas relações.

 



   
Endereço da Loja: Rua Alcides Faria, 33 – Centro - CEP: 37501–058
Correspondências: Caixa Postal 54 - CEP: 37500-970
Telefone: (35) 3622 5987 | Itajubá – MG
Email: deusehumanidade@gmail.com

 
Copyright © 2017 Maçonaria Virtual