Imagem do interior do Templo da Loja Maçônica Deus e Humanidade
 

Skip Navigation Links





 

Atividade Paramaçônica

Alem de atividades tradicionais e prioritárias, as Lojas Maçônicas podem desenvolver ou patrocinar outras atividades onde procura integrar a família familiares de seus membros Sejam as esposas, filhos, aparentados e mesmo amigos ou conhecidos, podem participar de diversas agremiações destinadas ao desenvolvimento individual espiritual e da prestação serviços junto a comunidade.

 

ஃ FILHAS DE JÓ ஃ

O que é a Ordem Internacional das Filhas de Jó?

A Ordem Internacional das Filhas de Jó é uma instituição paramaçônica destinada às jovens do sexo feminino entre 10 (dez) e 20 (vinte) anos incompletos, que possuam um parentesco maçônico, visando aperfeiçoamento do caráter através do desenvolvimento moral e espiritual, a lealdade para com a bandeira de seu país, e o serviço à comunidade.

Foi criada no dia 20 de outubro de 1920, na cidade de Omaha, no Estado de Nebraska, Estados Unidos, pela senhora Ethel T. Wead Mick. Possui como base o capítulo 42, versículo 15 do Livro de Jó que diz: "Em toda a Terra não se encontraram mulheres tão justas e formosas como as filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos".

Foi organizada com o consentimento de J. B. Frademburg, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Nebraska, Estados Unidos, da Senhora Anna J. Davis, a Grande Mãe da Ordem da Estrela do Oriente, de Nebraska e James E. Bednar, o Grande Patrono. O primeiro Bethel (palavra que significa "local sagrado", onde os membros se reúnem) foi instalado no Templo Maçônico de Omaha, Nebraska. Desde então, os Bethéis se multiplicaram por este país. Hoje a Ordem está presente em diversos países, dentre eles: Canadá, Austrália, Estados Unidos, Filipinas e no Brasil. No qual está desde 1991, quando foi fundado o Bethel #001 na cidade do Rio de Janeiro, por inetrmédio do Tio Alberto Mansur, um visionário e apaixonado por paramaçônicas.

A Fundadora Ethel T. Wead Mick, nasceu no dia 9 de março de 1881, na cidade de Atlantic, Iowa, filha de William Henry Wead e Elizabeth Delight Hutchinson Wead, a mais nova dos filhos do casal. Sua mãe, religiosa, lia todas as noites trechos da Bíblia, fazendo sempre referência ao Livro de Jó, e Ethel alimentava a esperança de que tendo uma filha, esta seria: “Justa como uma Filha de Jó”. Fato este que influenciou, no futuro, a criação da Ordem.

Estudou Medicina no Creighton Medical College em Omaha, onde conheceu William Henry Mick, também estudante de Medicina, com o qual se casou em maio de 1904. Deste casamento nasceram duas filhas, chamadas: Ethel e Ruth.

Entre seus hobbies, a Senhora Mick se dedicava ao canto e à pintura à óleo em Porcelana Chinesa. Colaborava em diferentes clubes de amizades e cívicos. Um desses, a Maçonaria, o que culminou com a criação da Ordem Internacional das Filhas de Jó. Foi Suprema Guardiã da Ordem de 1921 a 1922, no Bethel #01 dos Estados Unidos, que hoje leva o seu nome, Bethel Wead Mick. Vindo à falecer em 21 de fevereiro de 1957.

 

Bethel Dagoberto Crós da Silva # 39 de Minas Gerais
Ordem Internacional das Filhas de Jó
Patrocinado pela Loja Maçônica “Deus e Humanidade” nº61

Como a Ordem chegou em nossa cidade?

O Bethel Dagoberto Crós da Silva foi fundado em Itajubá no dia 17 de Dezembro de 2005. Ele leva esse nome em homenagem ao Tio Dagoberto Crós da Silva, um grande defensor de nossa causa e que sempre sonhou com a materialização de um Bethel em Itajubá.

Tudo começou a mais de dez anos atrás quando Tio Crós, sua filha Dagmar e mais algumas Filhas de Jó daqui de Itajubá, eram membros do Bethel Santa Rita na cidade de Santa Rita do Sapucaí. Com o passar do tempo essas Filhas foram se afastando, seguindo suas vidas, até que já não haviam mais nenhuma menina de Itajubá que fosse uma Filha de Jó ativa, restou apenas nosso Tio Crós.

Em 2002 o Bethel de Santa Rita fez uma reunião pública de divulgação da Ordem das Filhas de Jó aqui em Itajubá, resultando na iniciação da irmã Tatiana Diniz Gomes, filha do Tio Jorge Mauro Gomes. Apartir de então, tios de Itajubá passaram a apoiar a inicição de suas filhas, foram eles: Tio Maury Sales, com sua filha Monique, Tio Alaor Coelho, com sua filha Tamara, Tio Alberto Duate, com sua filha Laís, Tio Benedito Simões com sua filha Nathália e Tio Lauritz Silva com sua sobrinha Carla Evaristo.

Com o grande numero de meninas já iniciadas e que ainda estavam por iniciar, conseguimos toda a documentação e a aprovação necessária para a fundação de nosso Bethel. Hoje em dia além da Loja Maçõnica Deus e Humanidade de Itajubá, também contamos com o apoio da Loja Perseverança e Justiça de Pedralva, o que tem facilitado bastante a entrada de meninas daquela cidade em nosso Bethel. Possuímos um quadro com 23 Filhas de Jó, sendo destas, 10 de Pedralva.

Escrito por: Tatiana Diniz Gomes / Past Honorável Rainha, Membro de Maioridade e do Grande Bethel de MG

 

ஃ ORDEM DEMOLAY ஃ

A Ordem DeMolay é uma organização dedicada a preparar jovens homens a levarem um vida mais próspera, feliz e produtiva. Sob o aconselhamento de adultos; liderança hábil, cidadania consciente, responsabilidade e desenvolvimento do caráter são aprendidos através de uma variedade de caminhos, um mundo real de aplicações e atividades. A Ordem DeMolay constrói confiança; ensina a responsabilidade, cooperação e serviços comunitários; e fortalece a confiança, o respeito, o companheirismo, o patriotismo, a reverência e a compaixão.

A Ordem DeMolay abre suas portas para jovens homens com idade entre 12 e 21 anos desenvolvendo a consciência cívica, responsabilidade pessoal e habilidades de liderança tão necessárias hoje à sociedade. A Ordem DeMolay combina esta séria missão com um companheirismo que constrói laços importantes de amizade entre seus associados em mais de 1.200 capítulos espalhados pelo mundo.

Mais de um milhão de jovens são membro da Ordem DeMolay. A Associação Alumni (Associação de Seniors da Ordem DeMolay) inclui membros como John Wayne, Walt Disney, Bill Clinton e muitos outros. No Brasil, a Ordem DeMolay apesar de estar com apenas 25 anos de instalação, também já produziu diversos líderes se destacando como líderes políticos, comunitários, empresários e atletas. Todos eles falam eloqüentemente do benefício do envolvimento deles com a Ordem DeMolay.

A Ordem DeMolay foi trazida para o Brasil pelo Tio Alberto Mansur que no dia 16 de agosto de 1980 fundou e instalou o Capítulo "Rio de Janeiro nº01, o Matter da América do Sul com a Iniciação de 63 jovens.

 

O Capítulo Capitão Chaves nº 658 (Itajubá-MG)
patrocinado pelas Lojas Maçônicas "Deus e Humanidade # 61" e "Fraternidade Itajubense # 1466".

Tal nome é relacionado à uma justa Homenagem ao saudoso Tio Capitão José Monteiro Chaves Netto, Ex-Combatente da FEB, cidadão respeitável e um Maçom dedicado! Nosso exemplo eterno a ser seguido, e que hoje Habita o Oriente Eterno.

O Capítulo foi fundado pelos maçons do Oriente de Itajubá, e Instalado pelos irmãos do Capítulo Pouso Alegre em 17/05/2008 (Dezessete de Maio de Dois mil e Oito).

O Capítulo é jovem, e têm levado os Jovens de Itajubá e Pedralva, a seguirem uma vida com retidão e patriotismo, sobre os ensinamentos das virtudes do : Amor Filial, Reverência Pelas Coisas Sagrados, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.

Sentimos honrados em ter membros de nosso Capítulo que passaram pelos cargos de Oficial Executivo Regional, além de outros com honrarias como o Chevalier.

Nesse tempo de Capítulo membros sairam, membros iniciaram, e ainda mantemos acesas as 7 chamas, que brilharam pela primeira vez no ano de 2008, e até hoje as mantemos acesas, na esperança de um mundo melhor.

 



   
Endereço da Loja: Rua Alcides Faria, 33 – Centro - CEP: 37501–058
Correspondências: Caixa Postal 54 - CEP: 37500-970
Telefone: (35) 3622 5987 | Itajubá – MG
Email: deusehumanidade@gmail.com

 
Copyright © 2017 Maçonaria Virtual